HSBC

RESPONSABILIDADE SOCIAL – HSBC.  SOLIDARIEDADE


Rycky Lawson

   Solidariedade. Esta é a marca da Responsabilidade Social desenvolvida pela Instituição Bancaria   HSBC.  Esta por sua vez,  tem como um de seus princípios criar uma comunidade ligada em seus interesses, destinos, que reforçam sua responsabilidade, a cidadania em cada um de seus colaboradores. Um dos principais destaques é a construção de um mundo mais feliz.
   A partir deste princípio, com a  política de desenvolver uma responsabilidade social corporativa, criou-se em 2006 o Instituto HSBC Solidariedade, com estrutura para uma atuação transparente, com gestão própria e objetivo de investir no social da Instituição.
   Esta direção de investimento no social  do HSBC no Brasil  possui  três focos de atuação:  EDUCAÇÃO, MEIO AMBIENTE E GERAÇÃO DE RENDA  PARA AS COMUNIDADES.
   Izaias Silva, Coordenador de Crédito da Diretoria Regional Centro Norte do Grupo HSBC de Goiânia, destaca como são desenvolvidas algumas responsabilidades sociais. São elas:
·        Promover seleções de projetos socioambientais.
·        Coordenar os Cursos de Capacitação das instituições parceiras.
·        Estabelecer parcerias que contribuam para o desenvolvimento socioambiental.
·        Coordenar os projetos globais do Grupo HSBC no Brasil e outros países da América Latina.
·        Coordenar o Programa HSBC de Voluntariado.
·        Desenvolver projetos próprios que mobilizem e engajem os colaboradores em ações socioambientais práticas.
·        Interagir com o Grupo HSBC na pesquisa e identificação de oportunidades  de desenvolvimento de negócios  que envolvam os três pilares da  Sustentabilidade: o social, o econômico e o ambiental.
   No  papel da gestão de investimento social tanto do HSBC quanto os terceiros que trabalham para o grupo, ao qual tem uma interação com vários públicos (os steakeholders), o Instituto HSBC Solidariedade presa pela ética e gestão responsável.
   A EDUCAÇÃO  é um dos setores importantes. O Instituto HSBC, tem como prioridade.  Apoia os projetos educacionais tantos próprios como terceiros. Adere ao Compromisso Todos Pela Educação, ao qual  tem por objetivo melhoria na qualidade da educação pública do Brasil.
   Na área do MEIO AMBIENTE,  segundo o coordenador Izaias, são muitas as iniciativas da empresa nesse sentido, que abordam desde a conscientização dos colaboradores até o investimento financeiro em projetos nacionais e internacionais de conservação ambiental. O HSBC Climate Partnership (HCP) é o principal programa ambiental do Grupo. Focado no combate às ameaças das mudanças climáticas, a maior ameaça ambiental  e econômica no nível global. 
   Alinha-se com o HPC, diversos outros programas e ações ambientais como  desenvolvimento  de iniciativas internas para reduzir o impacto das suas atividades e incentivo aos quatro Rs que protegem o Meio Ambiente: Repensar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar.
   Atuação em solidariedade à COMUNIDADE, o Grupo HSBC, tem longa história. Apoia projetos que são voltados para o desenvolvimento da sustentabilidade e empreendedorismo nas comunidades  que o Instituto atua.
   A importância para o HSBC em desenvolver a responsabilidade social para a população é o sucesso e crescimento da empresa, ao qual dependem, em grande parte, do desenvolvimento da população  a qual atende. Alem disso, sabe-se que o reconhecimento do HSBC como uma empresa socialmente responsável, contribui para a atração e retenção de clientes e colaboradores.
   Izaias destaca que “ promover o desenvolvimento econômico das comunidades onde operamos é uma das diretrizes do HSBC. A organização elegeu “Geração de Renda para Comunidade” como um dos focos de investimento social, coordenado pelo Instituto HSBC Solidariedade, pois acredita que a desigualdade social  pode ser combatida por meio empreendedorismo solidário e sustentável  como objetivo de gerar renda e trabalho para as comunidades”.
   E para ele, a responsabilidade social exercida pela instituição é satisfatória, ao qual atingem os objetivos propostos.


Um comentário:

Anônimo disse...

Qual a data deste post???