Instituto Ressoar




Arisvan Nunes

Promover projetos sociais por meio da força do voluntariado e da comunicação, assim trabalha o Instituto Ressoar. Foi criado em 2005, com o intuito de promover a Participação e abrir espaço para o debate sobre o Terceiro Setor incluindo os fatores econômicos, sociais, e aplicação de desenvolvimento de políticas públicas
 O Ressoar cuida principalmente em incentivar a educação. O Ressoar trabalha para melhorar a qualidade da educação pública. Incentiva a educação ambiental a partir das crianças para criar cidadãos adultos conscientes de seu papel. Por esse motivo, as ações do Instituto Ressoar são baseadas para reverter o atual cenário de preocupação constante com a devastação do meio ambiente, a dificuldade de acessibilidade dos portadores de deficiência, a exclusão das pessoas que vivem nas regiões mais pobres, e, que não têm acesso às inovações tecnológicas e a informação.
O Instituto Ressoar promove ações sociais simultânea em todo o país. Em sua quinta edição, aconteceu no dia 17 de outubro. Em Goiânia, o local escolhido foi a Escola Municipal Maria da Terra, no setor Bairro Floresta, região noroeste da capital.
Quem compareceu ao Ressoar Solidário teve à sua disposição serviços como exame de glicemia e aferição de pressão, vacinação de adultos, orientação jurídica, orientação sobre programas sociais, agendamento do casamento comunitário, cortes de cabelo, recebimento de mudas de árvores, recreação infantil, brindes e shows artísticos onde não faltou música, muita música. No palco, artistas conhecidos em Goiás como a banda Nashville e o grupo Sincrosone levaram os presentes a dançar e cantar com muita animação.
Os apresentadores da Record Goiás Oloares Ferreira, Vanessa Lima, Carlos Magno, Cláudio Silvério e Alysson Lima também estiveram presentes no evento, que reuniu 5 mil participantes, distribuiu mais de 6 mil brindes, realizou mais de mil atendimentos e arrecadou 1 tonelada de alimentos.
O presidente do Instituto Ressoar, Ivanildo Lourenço, fala diz que “para nós do Ressoar, o Terceiro Setor não é apenas um longo conjunto de palavras de efeito que são colocadas em discursos. Para nós, o Terceiro Setor é sim uma realidade”.
O primeiro setor é o governo, que é responsável pelas questões sociais. O segundo setor é o privado, responsável pelas questões individuais. Com a falência do Estado, o setor privado começou a ajudar nas questões sociais, através das inúmeras instituições que compõem o chamado terceiro setor. Ou seja, o terceiro setor é constituído por organizações sem fins lucrativos e não governamentais, que tem como objetivo gerar serviços de caráter público.


Nenhum comentário: