Bradesco

A presença das empresas na vida social



Alex Rodrigues


 
               










            
            No Brasil, as grandes empresas vem aparecendo como uma fonte de apoio a sociedade carente na maioria das vezes. Existem grupos que cuidam de investimentos responsáveis, criados para ajudar grupos de pessoas em regiões em que necessitam de um certo ‘empurrãozinho’ para ter uma qualidade de vida melhor. Essas empresas, além de trabalhar naquilo em que se especializam e se dedicam, buscam trabalhar as vezes de forma voluntária para ajudar as pessoas.
                Esse trabalho é dado por muitos especialistas que estudam e escrevem sobre essa questão, como um trabalho de responsabilidade social. Existem empresas de grande porte, as vezes estaduais, outras vezes nacionais, que sempre separam uma parte de seu lucro e fazem uma doação para instituições ou sociedade que necessitam de ajuda. Quando essas doações não são feitas em forma de dinheiro, são feitos planejamentos, por equipes da própria empresa, que são destinadas a trabalhar nessa área da ação social.
              O grupo Júnior Achievement, é responsável por um projeto que é feito em rede nacional, anualmente. O trabalho que se chama Mini-empresa, é feito com alunos do ensino médio, de escolas estaduais, conveniadas e também particulares, onde alunos aprendem como fazer uma empresa. Desde quando se cria, até quando vai se fechar um planejamento de pagamento de funcionários no final de um período de trabalho.
               Dentre os itens ensinados nesse projeto, a questão da sustentabilidade, rentabilidade, são sempre destacadas, e as empresas tem que tirar um certo lucro sobre o produto que decidem fazer na empresa, e desse lucro uma porcentagem deve ser doada para alguma instituição que necessita de ajuda. Sendo dessa forma, ensinam os alunos a prática da responsabilidade social desde o início de um projeto.
               A Fundação Bradesco, do Banco Bradesco, é outro programa, que foi criado por uma empresa e que exerce muitos projetos durante todo o ano e em diversos locais do país. Em Goiás mesmo, a Fundação Bradesco tem programas educacionais, que dão um ensino de qualidade a crianças carentes, e eles estudam tudo o que essas crianças precisam, o que gostam de fazer, no que podem melhorar e o aproveitamento delas dentro dos programas do Bradesco.
             Outro fato interessante para se destacar também é a questão da participação de grandes multinacionais em projetos de ação social, como o programa Teleton, que é uma organização que ajuda crianças deficientes de todo o país. Com o apoio do SBT e de muitas empresas, eles fazem um trabalho de arrecadação que parte das empresas e da sociedade brasileira em geral.
              Marcas como a do sabão OMO, Guaraná Antarctica, Telemar, Claro, Atacadão, Banco Bradesco, entre outras empresas, estão presentes todos os anos. Já que não tem trabalhos voltados para a sociedade, como é o caso da Telemar e do Guaraná Antarctica por exemplo, eles fazem doações de cerca de 1 milhão de reais todos os anos, e ainda doam produtos e serviços durante o evento, em busca de ajudar a AACD, que é a organização que faz o trabalho de ajuda a esses deficientes.
               Então fica claro, que para grupos de necessitados poderem trabalhar certo e ajudar um grande número de pessoas, dependem de ajuda e essa ajuda não pode partir só do Governo Federal, já que são muitos as pessoas que precisam, então a participação dessas empresas de forma primária como o caso do Banco Bradesco ou de forma secundária como o das outras empresas que ajudam financeiramente, é importante para a evolução de uma sociedade.

4 comentários:

Orlando disse...

O trabalho desenvolvido "em silêncio" pela Fundação Bradesco, tem vital importância mesmo diretamente para quem recebe seus inúmeros benefícios, e consegue acrescentar benevolentemente esses benefícios na construção de uma vida melhor para si e para os outros.
Os investimentos não param, assim como à dedicação de toda estrutura em busca de melhorias em todos os horizontes, privilegiando com responsabilidade e esmero todos que conseguem receber seus serviços sociais.
Trabalhando no grupo Bradesco, participando do Curso de Bacharel em Teologia PUCPR, espero muito poder participar desse esforço.

Unknown disse...

Boa noite sou diretora da Apae ,de São Gabriel da palha ÉS ,gostaria de solicitar informação sobre projetos de reforma para instituição

Unknown disse...

Olá assumi à poucos dias a coordenação do EJA em meu município, gostaria de saber como apoio para desenvolver projetos dentro da sala na área de empreendedorismo e cursos rápidos como, panificação, horticultura, artesanato, esporte e cultural

Anônimo disse...

Eu agarrei a oportunidade de comprar um imóvel alugado no 4º fim de semana. o sr. pedro respondeu rapidamente e, como esta foi a primeira vez que consegui um empréstimo para comprar um imóvel para alugar, ele me ajudou a acompanhar o processo de empréstimo. foi uma grande experiência trabalhar com um bom e gentil credor, senhor pedro. Espero que saiba muito bem se procura um empréstimo para adquirir um imóvel ou financiamento para fins comerciais, então o Sr. Pedro poderá ajudá-lo neste processo aqui os seus detalhes whatsapp + 1 863 231 0632. / pedroloanss@gmail.com! ”